Regressão de Memória

Regressão de memória é um método auxiliar ao tratamento terapêutico, que visa acessar pontos específicos da memória do paciente, a fim de ajudá-lo a dar significado a sintomas que fogem da sua consciência ativa.

Geralmente esses sintomas vêm de memórias e emoções de momentos traumáticos, que são recalcados por processos que, na Psicanálise, são chamados de “mecanismos de defesa”.

Isto visa a “proteger” o paciente de enfrentar uma dor muito forte do passado com a qual ele não quer entrar em contato.

Neste momento pode vir a dúvida: “Por que o esforço para acessar um momento doloroso?”.

Pelo simples fato de que, mesmo não nos lembrando de um momento ruim, não significa que ele não nos afete e prejudique.

Podemos sofrer de várias maneiras como rejeição, timidez, medos variados sem causas conhecidas, culpas, problemas de relacionamento e até doenças psicossomáticas, devido a esses traumas que não queremos lembrar, mas que ficam nos afetando no dia a dia.

Ou seja, ao encarar uma situação difícil do passado, em que o paciente não tinha experiência para entender e meios de suportar o que estava acontecendo, ele pode dar paz ao seu conflito interno.

O terapeuta, ao conduzir a Regressão, dá o apoio necessário, visando à segurança e ao auxílio ao paciente para interpretar o conteúdo resgatado, e assim propiciar condições para o surgimento de novos significados a velhos acontecimentos.

Contato

Para entrar em contato, preencha corretamente o formulário abaixo:

14 + 11 =


Newsletter

Cadastre-se e receba novidades

ATENDIMENTO

Seg. a Sex. das 9h às 20h

11 98506-7894 
contato@rodolfocastilho.com.br

Rua Dr. Fabrício Vampré, 148
(Ao lado do Metrô Ana Rosa)
São Paulo - SP - 04014-020

Todos os Direitos Reservados